janeiro 2013
O website socioeco.org completa um ano de existência!

No início de dezembro de 2011, a Fundação Charles Léopold Mayer (FPH) lança o website socioeco.org. Ele está baseado em muitos anos de experiência acumulada pelas redes internacionais voltadas à economia solidária .

O socioeco.org é um website de recursos documentais sobre a economia social e solidária, em quatro línguas: francês, inglês, espanhol e português. Seu objetivo é dar maior visibilidade a esta « outra » economia, reunindo de maneira organizada e em um único lugar aquilo que é possível encontrar espalhado em centenas de sites diferentes. Conta, principalmente de textos de reflexão - que podem ser textos científicos -, quando estão disponíveis na rede. O site apresenta apenas os textos publicados a partir do ano 2000, salvo alguma exceção quando os autores consideram que seus documentos publicados antes dessa data são ainda pertinentes para analisar a situação atual.

Os documentos publicados

Trata-se, principalmente, de documentos de análise e de estudos de caso (mais de 1700). A ideia é mostrar, ao mesmo tempo, a abundante literatura existente nas diversas temáticas ligadas à ESS, ou seja, oferecer conteúdo para a reflexão, mas também conteúdo para a ação, com a descrição de estudos de caso, que podem ser replicados total ou parcialmente em outros lugares do planeta. Os estudos de caso são geolocalizados, podem ser facilmente encontrados na seção « Mapa »: bancos comunitários na Argentina, turismo solidário no Brasil, cooperativas de mulheres na Índia, cadeias de produção solidária no Malawi, agricultura orgânica na Nova Zelândia...

A organização da informação

Basicamente, a informação da ESS está organizada em
-  10 eixos (coluna de esquerda), com seus dossiês dedicados. Cada dossiê é brevemente apresentado e ilustrado pelos textos contidos na base. Trata-se de documentos de análise, palestras, artigos, propostas, vídeos, estudos de caso, notas de leitura, declarações de princípios. Cada documento é apresentado sob a forma de uma ficha com título, subtítulo, autor, resumo e o documento para fazer download livremente.
-  Palavras-chave (coluna da direita).

O segundo nível de estruturação é realizado:
-  por autor (ou organismo). Uma breve ficha do autor retoma todos os documentos produzidos por ele/ela e os apresenta no site. Se você encontrar seu nome na lista de autores e quer acrescentar uma apresentação e até uma foto, entre em contato com Françoise Wautiez através do e-mail: fwautiez@gmail.com
-  por pais.

Além de documentos, o site socioeco propõe:
-  na seção « Iniciativas », o mapa do Banco de dados de Iniciativas solidárias (BDIS), iniciativa francesa de geolocalização, permite localizar as iniciativas solidárias que se encontrarem perto de sua casa: onde comprar pão orgânico, café com preço justo, onde encontrar uma empresa de inserção social para fazer trabalhos de encanamento…
-  Na seção « Bibliografia», encontram-se os livros publicados sobre as diferentes temáticas ligadas à ESS, ordenadas por data de publicação.
-  A enciclopédia da ESS, Solecopedia, reúne, sob a forma de um wiki interativo, definições de conceitos ligados à ESS em 7 línguas.(pronto ESSglobal)
-  A formação em ESS: o eixo «Educação, informação e formação em ESS » reúne as principais informações sobre cursos de formação ligada à ESS, que já são 60 na França, visando entusiasmar os jovens e os menos jovens a colocar seus talentos ao serviço de um mundo mais solidário. Os cursos de formação são geolocalizados e também podem ser encontrados na seção « Mapa ».

As parcerias

Durante este ano iniciaram as parcerias. Algumas delas são evidentes, como com a Coredem, a Comunidade de sites de REcursos documentais para uma Democracia Mundial, um espaço para compartilhar saberes e práticas por e para os atores da mudança. Umas trinta organizações e redes, entre as quais se encontra socioeco.org, que compartilham, a partir de agora, suas informações e análises para criar a inteligência coletiva.

Outras parcerias foram estabelecidas para uma troca de conteúdos, por exemplo, com RELIESS, site da internet dedicado às políticas públicas ligadas à ESS. É possível acessar todos os documentos de RELIESS no site socioeco.org a partir das palavras-chave e sobretudo dos dossiês. A Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social Solidária (RIPESS) deveria proporcionar estudos de caso propostos pelos membros das redes continentais, por meio de um comitê de orientação.

O site está em permanente evolução a partir dos contatos que vão sendo estabelecidos. Não hesite em enviar seus textos, propor documentos, cursos de formação… e acompanhe a atualidade de socioeco em twitter (socioeco-fr).